Crítico lança guia de apoio à compra de vinho

Crítico lança guia de apoio à compra de vinho

24/09/13

w

2014 será um ano mais acessível para o consumidor de vinho. Quem o garante é a 8.ª edição do Guia Popular de Vinhos – As melhores escolhas no supermercado entre 2 e 10€, da autoria do crítico Aníbal Coutinho, e que acaba de chegar às livrarias portuguesas. Com a colaboração internacional do cronista de vinhos sul-africano Neil Pendock, Aníbal Coutinho disponibiliza um guia prático, de fácil leitura e rico em comentários úteis para a seleção do vinho adequado à situação de consumo, que auxiliará o consumidor frente à prateleira do supermercado e que facilitará a decisão de compra.

Com uma boa relação qualidade/preço, são 651 os vinhos portugueses propostos ao leitor, de consumo diário e situados no cómodo intervalo entre 2 e 10 euros, divididos por três grandes zonamentos – Atlântico, Vales e Sul de Portugal. Ao longo das 215 páginas, cada vinho é acompanhado pela respetiva ficha técnica – cor, castas, região, ano da colheita e teor alcoólico – produtor, preço estimativo e uma breve nota de prova. Ao contrário dos guias de vinho em geral, não é conferida a tradicional pontuação; aos melhores entre os melhores – correspondente a 369 néctares – foram atribuídos 1, 2 ou 3 corações. Do manual faz ainda parte uma breve descrição sensorial das castas mais representativas e algumas dicas para uma boa maridagem.
Já apelidado de «um dos mais bem-sucedidos guias de vinho editados em Portugal», pela revista Wine, o Guia Popular de Vinhos distingue-se pela abrangência e diversificação dos vinhos em prova. A prova cega recaiu sobre mais de 1500 amostras, efetuada nas câmaras de provadores das 11 Comissões Vitivinícolas Regionais mais representativas do país, com destaque para a presença, embora ainda pouco representativa, de vinhos fortificados (9) e vinhos efervescentes (14). Os restantes 618 (300 tintos, 270 brancos e 48 rosados) dividem-se pelo Alentejo (154), Dão e Beira Interior (99), Terras do Douro (89), Minho (66), Tejo (64), Península de Setúbal (50), Lisboa (49), Beiras Bairradinas (31) e Algarve (16).
O Guia Popular de Vinhos, a par dos restantes projetos pessoais de Aníbal Coutinho, como o portal online www.w-anibal.pt, o blog pessoal www.blog.w-anibal.com e o guia Copo & Alma – Os Melhores Vinhos do Ano, constituem uma clara evidência do trabalho desenvolvido pelo crítico, no sentido de aproximação ao consumidor comum. Como refere Aníbal Coutinho, «compreendo a dificuldade do consumidor ao deparar-se com uma prateleira repleta de vinhos. A decisão complica-se quando a oferta alcança, na sua generalidade, um grau de qualidade bastante aceitável a preços bem acessíveis. Procuro disponibilizar pistas úteis neste manual, e em todos os meios W, reunindo alguns dos melhores vinhos disponíveis na moderna distribuição, hoje o canal predileto do consumidor de vinho».
O Guia Popular de Vinhos 2014 está disponível por 11,90€ (P.V.P.) e é editado pela Editorial Presença. A edição 2010 foi considerada Best Wine Guide in Portugal, nos Gourmand World Cookbook Awards.