Summer Wine Market apresentou os vinhos para este Verão

Summer Wine Market apresentou os vinhos para este Verão

09/07/13

Mais de 700 visitantes passaram no dia 29 de Junho pelo Hotel Flórida, no Marquês de Pombal, onde tomou lugar mais um Summer Wine Market, o evento de vinhos mais jovial do sector e que anualmente reúne alguns dos melhores vinhos de Portugal. André Ribeirinho e a rede social Adegga.com têm já nome sonante entre os apreciadores de vinho.

 Foram mais de 300 os vinhos em prova, alinhando 40 produtores seleccionados de todas as regiões vitivinícolas nacionais, apresentando, em ambiente descontraído e informal, os vinhos que melhor combinam com as temperaturas quentes deste Verão. Setecentas pessoas tiveram a oportunidade de provar os vinhos na presença de quem o faz, e adquirir os seus preferidos a preço de evento. Um bar de sushi e ostras permitiu uma harmonização com os brancos e verdes à disposição, e a varanda com vista para o coração de Lisboa exponenciou as críticas positivas dos vários estrangeiros que também por lá passaram. Como referiu André Ribeirinho, mentor do projecto: “a cada edição que passa procuramos superar o evento anterior, e no fim somos sempre surpreendidos quando até as nossas expectativas são ultrapassadas”.

A grande novidade desta edição – todos os anos há uma – foi o sistema RFID: um leitor instalado na banca de cada produtor faz a leitura de um pequeno chip colocado na base do copo, onde à passagem pela mesa, o visitante assinala a sua chegada. O resultado: o visitante chega a casa e tem à sua espera um e-mail com uma listagem de todos produtores que visitou, bem como as especificidades dos vinhos e o local onde os pode comprar.

Ultrapassando em larga escala as expectativas dos organizadores, a Adegga Selection, a outra novidade do evento, contou com uma centena de inscritos que tiveram a oportunidade de fazer uma prova única em Portugal, com destaque para a vertical de Soalheiro Primeiras Vinhas de 2006 a 2012 e Niepoort Redoma Reserva de 2006 a 2011. No total foram mais de 30 vinhos Premium colocados à disposição, entre os quais Chocapalha Reserva Branco 2010 e uma mini vertical de Torre do Frade Viognier; nos tintos provou-se uma rara vertical de Cortes de Cima Touriga Nacional, Azamor Icon e Quinta da Viçosa.

Para finalizar, o evento contou com a presença do Concurso Mundial de Bruxelas, que seleccionou o Summer Wine Market para a entrega oficial das medalhas e diplomas aos vinhos e produtores vencedores do concurso 2013.

Os próximos eventos estão já marcados, com o Adegga Wine Market 2013 dia 7 de Dezembro, e a primeira internacionalização do Adegga agendada para dia 16 de Novembro, em Bruxelas.