Maio2012

XII Concurso de Vinhos: CVR da Península de Setúbal já revelou vencedores

Mai 31, 2012

O XII Concurso de Vinhos da Região da Península de Setúbal regressou, na passada terça-feira, dia 29 de Maio, a Palmela, Cidade Europeia do Vinho de 2012, para mais uma noite de emoções. Cerca de 150 pessoas, autarcas empresários, jornalistas, enólogos, técnicos de viticultura, aguardaram o anúncio dos melhores vinhos tintos, brancos e generosos do ano. Na Gala de Entrega de Prémios, na Pousada do Castelo de Palmela, a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal entregou o prémio de “Melhor Vinho Generoso” e de “Melhor Vinho” ao produtor Horácio dos Reis Simões. Xavier Santana levou para casa o prémio de “Melhor Vinho Tinto” e a Adega Cooperativa de Palmela o título de “Melhor Vinho Branco”. No total, foram entregues 15 Medalhas de Ouro e 18 Medalhas de Prata (veja a lista oficial). Saiba mais »

Concurso Mundial de Bruxelas: Península de Setúbal é das regiões mais premiadas

Mai 22, 2012

A Península de Setúbal foi das regiões portuguesas mais premiadas no Concurso Mundial de Bruxelas de 2012 que decorreu em Guimarães – Capital Europeia da Cultura este ano –, de 4 a 6 de Maio. A região somou 11 Medalhas de Ouro e 18 Medalhas de Prata, registando um total de 29 prémios. Na edição deste ano, os vinhos da Península de Setúbal atraíram a atenção da fileira do vinho para a sua crescente qualidade. A Casa Ermelinda Freitas (11 medalhas), a Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões (5 medalhas) e a Adega Cooperativa de Palmela (3 medalhas) são as produtoras que renderam o maior número de prémios à Península de Setúbal.
Saiba mais »

CVR da Península de Setúbal desvenda os melhores vinhos da região dia 29 de Maio

Mai 21, 2012

A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) vai distinguir, no próximo dia 29 de Maio, em Palmela – Cidade Europeia do Vinho de 2012 – os melhores vinhos certificados da Península de Setúbal, naquela que é uma iniciativa marcante para o sector vinícola da região. A cerimónia de entrega de prémios do XII Concurso de Vinhos da Península de Setúbal vai desvendar, a partir das 18:30 horas, na Pousada do Castelo de Palmela, a lista oficial de vencedores. Estão em jogo 11 vinhos com medalha de ouro e 18 com medalha de prata, nas categorias Regional da Península de Setúbal e DO Palmela, e 4 medalhas de ouro na categoria DO Setúbal. Saiba mais »

Coro Filarmónico de Câmara da Estónia actua com grande brilho no “País das Uvas”

Mai 21, 2012

Música, património e biodiversidade trouxeram nova vida ao “País das Uvas”, este fim-de-semana, numa jornada do Festival Terras sem Sombra que suscitou enorme entusiasmo. A igreja matriz de Vila de Frades recebeu, na noite do dia 19, o Coro de Câmara Filarmónico da Estónia que, sob a direcção do maestro Daniel Reuss – considerado pela crítica da especialidade um verdadeiro génio na interpretação da música contemporânea –, cantou com intensa emoção e impecável virtuosismo as Vésperas de Serguei Rachmaninov, encantando os mais de 600 espectadores que afluíram a esse belo monumento do Barroco meridional.

Saiba mais »

Um passeio pelo “País das Uvas”

Mai 21, 2012

Será nas terras de Vasco da Gama, 1.º conde de Vidigueira, zona de excepcional riqueza agrícola e cuja fama foi imortalizada pelo escritor Fialho de Almeida (nascido em Vila de Frades em 1857) como “o país das uvas”, que o Festival Terras Sem Sombra e o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade irão desenvolver no dia 20, às 10h30, um passeio da Villa à Vila. Em torno de um percurso de interpretação e observação de natureza, desde Vila de Frades ao sítio arqueológico de São Cucufate, os participantes irão viajar ao longo dos séculos por entre as diferentes paisagens do património natural e edificado,  testemunhando a antiguidade e importância desta região no Alentejo.

Saiba mais »