Abril2012

Vinhos Quinta da Lixa no topo das preferências da revista alemã Selection

Abr 24, 2012

Os vinhos da Quinta da Lixa foram eleitos pela revista Selection, no concurso Sommer Wein 2012 – Vinho Verde, os melhores para consumir no verão deste ano. A destacada publicação alemã atribuiu ao vinho Alvarinho Pouco Comum 2011 o selo de prestígio com a classificação “Recommended Vinho Verde”, dando sinais de confiança aos mercados de que os vinhos da Quinta da Lixa são de qualidade superior.
Saiba mais »

Origens do cante alentejano desvendadas em Beja

Abr 24, 2012

No 21 de Abril, Beja tornou-se palco de uma viagem pelo tempo em que a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, convertida numa caravela repleta de tripulantes, atravessou os mares do tempo e recuou até aos primórdios do canto, explorando a história e evolução da voz humana e a sua importância na música religiosa, desde a Antiguidade até ao século XXI. O fautor deste prodígio foi Rui Vieira Nery, que proferiu a conferência intitulada “Cum liquida voce et convenientissima modulatione”, (com voz suave e bem modulada) – a intervenção de fundo da 8.ª edição do Festival Terras Sem Sombra.

Saiba mais »

Rui Vieira Nery dá voz ao Terras Sem Sombra

Abr 24, 2012

Desde a sua origem, em 2003, que o Festival Terras sem Sombra (FTSS), promovido pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, oferece a quem o acompanha uma espécie de “pequena História da Música”, em que cada edição constitui um capítulo coerente. O ano de 2012 é consagrado a um tema de referência, ao nível internacional: a projecção da voz humana na música. Para o explanar de maneira sugestiva e envolvente, o director artístico da iniciativa, Paolo Pinamonti, desenhou, em 2012, uma trajectória que se estende da polifonia do Renascimento até a obras-primas da vanguarda contemporânea, mas sempre numa linha nítida, capaz de entusiasmar um público alargado.

Saiba mais »

As vozes romperam o silêncio de dois séculos

Abr 24, 2012

“Luz da Luz” foi o pleonasmo escolhido para tema do segundo concerto do Terras Sem Sombra. O propósito da escolha é evidente, o festival recuperou mais uma obra musicológica portuguesa das sombras do esquecimento e apresentou sábado, dia 14, na igreja matriz de Almodôvar, a primeira audição moderna do Te Deum de Marcos Portugal. O resgate das sombras e do silêncio de mais de dois séculos foi protagonizado pelo Coro do DeCA da Universidade de Aveiro e da Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a batuta do Maestro António Vassalo Lourenço.

Saiba mais »

Revista de Vinhos | Boas Vinhas

Abr 18, 2012

Boas Quintas na Revista de Vinhos – Abril 2012